segunda-feira, 7 de maio de 2007

CAMPEONATO MUNDIAL DE MEMÓRIA


Mais uma vez o Brasil terá representantes no Campeonato Mundial de Memória, que ocorrerá de 30 de agosto a 2 de setembro., em Bahrein (golfo pérsico),.. A competição, realizada há dezesseis anos, tem dez provas, nas quais o objetivo é reter enorme quantidade de informações no menor tempo possível. O que eles consideram mais importante nesta participação, é difundir as técnicas de memorização, além da competição, é claro.
Superdotado, o mineiro Alberto dell’Isola Rezende, de 26 anos,é o Capitão da equipe brasileira e considerado a melhor memória da América Latina se prepara para participar, da competição. Ele vive graças à sua memória brilhante, que guarda, com precisão, os calendários juliano e gregoriano, de 1753 até 2100, a lista do supermercado, a agenda de telefones entre outros.. Aos 13 anos, ele foi um dos 12 brasileiros escolhidos para estudar no US Space Camp, Centro de Treinamento da Nasa, em Huntsville, nos Estados Unidos, para crianças que queriam ser astronautas ou engenheiros espaciais. Ainda adolescente, ele aprendeu como é o lançamento de um foguete, como funciona um ônibus e uma estação espaciais. Por duas vezes, em 1995 e 1996, retornou à Nasa para vencer a dificuldade de aprender os estágios de um ônibus espacial. “Criei técnicas baseadas em histórias engraçadas para nunca mais esquecer.” Antes de inventar as próprias técnicas de memorização, Alberto também já esqueceu nomes de pessoas, de reuniões, números de telefone, senhas de banco e até mesmo a chave de casa. “Qualquer pessoa que tem um cérebro (mesmo que sem manual de instrução) é capaz de fazer as mesmas demonstrações. Tudo é uma questão de treino, de muita ginástica cerebral.” Diz ele.
DICAS:
Alberto afirma que existem muitas formas de fazer o cérebro funcionar, mas todas baseadas na criatividade. Tudo o que uma pessoa quiser lembrar deverá vir acompanhado de uma imagem mental, que deve ter os seguintes ingredientes: o primeiro é localização. “Nunca crie imagens soltas. Localize suas imagens em locais que conheça bem. Se for pensar num coelho, por exemplo, imagine-o em seu quarto, na universidade ou até mesmo no jardim de sua casa, mas nunca solto num espaço vazio.” O segundo ingrediente é sinestesia, que se refere à mistura dos sentidos. “Todas as pessoas dotadas de uma super memória ou que trabalhem fazendo apresentações mnemônicas têm desenvolvido os sentidos, misturando-os para evocar, com segurança, os fatos memorizados. É necessário treinar regularmente os sentidos da visão, audição, olfato, paladar, tato e visão espacial.” Acrescente também o movimento. “Em qualquer associação mental, imagine movimentos amplos e rápidos, pois a fixação é bem maior.” O simbolismo dá o molho da memorização. “Substitua palavras abstratas ou termos técnicos por outras fáceis de imaginar. Para a palavra paz imagine uma pomba. Caso queira memorizar a palavra violência, imagine um revólver ou algo que remeta à violência.” Sensualidade é um ingrediente indispensável para a memória. “Todos nós temos uma excelente memória nessa área. Não se sinta constrangido em usá-la. Ninguém nunca perguntará sobre suas imagens mentais. E se perguntarem, ele aconselha, minta.” Uma pitada de humor também é básico. “Pense em imagens divertidas, pois elas são mais facilmente retidas na memória.” O exagero também clareia a memória. “Imagens fora de proporção ou ilógicas fixam mais. Imagine um elefante e uma barata. Coloque a barata em tamanho gigantesco e o elefante minúsculo.” A cor também é um ingrediente fundamental. “Sempre que possível, torne suas imagens coloridas para facilitar a lembrança.

CIENTÍFICAMENTE FALANDO:
Descobertas científicas recentes confirmam a importância de manter o cérebro ágil, sobretudo na terceira idade, por meio de exercícios mentais regulares. As oficinas de malhação cerebral já ganharam espaço em Belo Horizonte. Com cinco anos de atuação na área, a psicóloga Eliane Pellegrino Veloso, com mestrado em psicologia pela Columbia University, em Nova York e curso de neurociências, afirma que a ginástica cerebral “previne a perda das funções cognitivas e ativa a memória, observação, percepção, criatividade, atenção concentrada, coordenação motora, raciocínio lógico, verbal, espacial, numérico, comunicação, argumentação e a compreensão das emoções”. Para o cérebro manter-se “em forma”, ela dá exercícios variados. “Ao contrário de um bom condicionamento físico, que permite a repetição de exercícios, o cérebro exige desafios diferentes a cada dia. Fazer palavras cruzadas, por exemplo, é ótimo, mas não o suficiente para ficar fera. São importantes também outros tipos de estimulação cerebral, como exercícios de lápis e papel, e muitos jogos, simulações, material diversificado (barbantes, caixas de fósforo, plástico, tecidos, essências), textos para reflexões, e imagens projetadas em telão.” Segundo ela, os exercícios cerebrais permitem aprender sempre, levando as pessoas a reconquistar a curiosidade diante da vida, a reduzir a sensação de inutilidade e a prevenir um eventual processo de desânimo e depressão. Para ter um Cérebro sarado: Técnicas de memorização trabalham nomes, fisionomias, cores e ações cotidianas e podem ser praticadas por qualquer pessoa, desde a infância


ALGUNS RECORDES INTERESSANTES:
Modalidade: datas
Desafio: lembrar as datas de eventos fictícios, do passado e dofuturo
Recorde: 80 datas
Campeão: Ben Pridmore (Inglaterra)
Modalidade: cartas – velocidade
Desafio: decorar a ordem das 52 cartas de um baralho no menor tempo possível
Recorde: 32,13 segundos
Recordista: Ben Pridmore (Inglaterra)
Modalidade: cartas – 1 hora
Desafio: memorizar a maior seqüência de cartas em 1 hora
Recorde: 1.197 cartas
Recordista: Andi Bell (Inglaterra)
Modalidade: palavras aleatórias
Desafio: reproduzir, em uma ordem correta, uma lista com 400 palavras
Recorde: 199 palavras
Recordista: Bóris Konrad (Alemanha)
Modalidade: números aleatórios – 1 hora
Desafio: memorizar o maior número de dígitos aleatórios em 1 hora
Recorde: 1.949 dígitos
Recordista: Gunther Karsten (Alemanha)
Teste a memória
Memorize a lista de objetos abaixo em apenas 2 minutos. Depois, procure escrever em uma folha de papel os objetos nessa ordem. Cada palavra correta vale 5 pontos. Se você errar alguma palavra, todas as seguintes estarão erradas, pois a ordem foi desfeita. Então, pare de contar. Mosca, câmera, presente, coluna, caixa, rosa, CD, diamante, bola, pena, lápis, bolo, sombrinha, óculos, banana, garrafa, carta, livro, coração, cachorro. Anote o número de pontos para reavaliação posterior.
Mais dicas e matérias nos próximos zines!
Esteja sempre informado entrando pro:

3 comentários:

Weverson disse...

Como participar?

Unknown disse...

como participar?

Tiago Rabelo disse...

Em menos de um minuto eu criei um roteiro para memorizar 18 das 20 palavras, só esqueci de lembrar dá rosa e dá sombrinha kkkkkk foi bem bizarro o roteiro

Primeiro a mosca subiu na câmera que tinha uma fitinha de presente e foi arremessada em uma coluna e depois ela caiu na caixa do presente, aí a calina caiu em cima e esmagou tudo tipo pasta quando tu aperta a pasta de dente sabe? Aí sabe o que saiu espremido de baixo dá coluna em alta velocidade? Um CD KKK ENFIM O CD BATEU EM UM DIAMANTE GIGANTE, aí se espatifou em vários pedacinhos é um dos pedacinhos caiu em cima de uma bola e furou a bola e de dentro dá bola, a bola explodiu e de dentro dela saiu um pássaro que saiu voando e deixou cair uma pena, a pena caiu na mão de um desenhista que usou ela como lápis e desenhou um bolo redondo, depois o bolo saiu do papel e virou uma sombrinha, aí o desenhista apavorado empurrou para o papel de novo e o bolo se dividiu em dois e saltou do papel virando um óculos com lentes redondas e escuras... Aí o óculos virou dos bolos de novo que ficaram um encima do outro e viraram uma banana, a banana virou uma garrafa amarela, aí a garrafa derramou um líquido que virou um envelope ( me fez lembrar dá carta) aí de dentro dá carta saiu um livro, o livro era bom no meio do livro tinha o desenho de um coração, e no meio do coração tinha um cachorro. E a rosa? Esqueci... Kkkk faz algumas semanas que estou estudando sobre palácios mentais e posso garantir que funcionam.